Importações do Uruguai para o Brasil e suas vantagens

As vantagens de importar e exportar produtos do Uruguai são muitas. O governo, por lei, tem programas de incentivo para empresas que se instalam no país. Estes programas incluem grandes benefícios tributários, possibilidade de importação de maquinários usados sem impostos de importação, concessão de áreas e até galpões. Os custos previdenciários e trabalhistas do Uruguai são de 26% sobre a folha, enquanto no Brasil, ultrapassam 80%.

Este fator, aliado à qualidade da mão de obra, a posição estratégica geográfica para distribuição para toda a América Latina, são um grande atrativo. Existem vários mecanismos legais para se alcançar a economia tributária. Por isso, fique atento e encontre as melhores opções de tributação e envio, para não sair no prejuízo. Nós, da Connect Cargo Latam, por exemplo, desfrutamos das melhores parceiras e prestadoras de serviços de transporte marítimo do mundo, e com volume de carga que enviamos, podemos conectá-lo a tarifas competitivas, partidas frequentes e a necessária informação de como atuar em todos os principais portos do mundo.

As importações originárias do Uruguai em 2019 geraram uma receita de US$ 1,11 bilhões, valor este superior ao ano anterior de 2018 e sofreu uma queda de 4%, em 2018 a receita foi de 1,16 bilhões. 2020 entre janeiro e fevereiro as importações registraram um valor total de US$ 175 milhões. O Uruguai é a 93º maior economia de importação do mundo e na economia mais complexa 51º acordo com o Índice de Complexidade Econômico (ICE). Em 2017, o Uruguai exportou US $ 8,85 bilhão e importou US $ 9,7 bilhão, resultando em um saldo comercial positivo de US $ 867 milhões. 2020 tende a ser um ano produtivo para as importações vindas do Uruguai para o Brasil, apenas entre janeiro e fevereiro já apresenta um superávit de 119 milhões.

Outro fator interessante é que há no Uruguai o regime de admissão temporária que permite que produtos importados com destinação à fabricação de produtos a serem exportados são isentos de impostos. Assim, uma empresa instalada no Uruguai pode importar os insumos para fabricação de seus produtos e não pagar impostos aduaneiros sobre esta importação. Tudo isso faz do Uruguai um lugar ideal para implantação de uma indústria com objetivo de exportação de serviços e bens.

 

Economia do Uruguai

Apesar de ser um dos menores países da América Latina, o Uruguai é sede do Mercosul. É um país de economia estável, com um dos maiores PIB per capita. Por conta disso, figura em 48º lugar no índice de qualidade de vida (2011) e o 1º em qualidade de vida/desenvolvimento humano na América Latina.

Além disso, o índice de pobreza é muito baixo em comparação aos outros países da América Latina. A taxa de analfabetismo não chega a 2% e o número de pessoas que vivem nas ruas é de 0,5%. O alto nível de segurança no país é um dos fatores que atrai milhares de turistas todos os anos para o Uruguai.

A Connect Cargo Latam fornece um transporte marítimo confiável, seguro e econômico door-to-door em todo o mundo. Quando o tempo é crucial para a sua carga, a Connect Cargo oferece serviços confiáveis ​​de frete aéreo para toda a sua carga de alta prioridade. Nossos parceiros de consultoria aduaneira, desenvolverá um fluxo seguro de acordo com a necessidade da sua cadeia de suprimentos.

Sobre Alexandre Fajardo

Empresário, bacharel em Direito, Administração de Empresas e Marketing, com diversos cursos no Brasil e no exterior, todos relacionados à Logística Internacional. Alexandre Fajardo iniciou sua carreira no ano de 1987 na cidade de Santos como office boy. Hoje, possui escritórios próprios no Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Colômbia e Peru, expandindo para outros países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *