A Inteligência de Mercado no Comércio Exterior

Em um universo repleto de números e dados como o Comércio Exterior, saber interpretar as informações e utilizá-las de maneira otimizada para uma assertividade na tomada de decisões pode ser desafiador. É preciso correr contra o tempo para mensurar resultados, calcular erros e acertos e entender quais estratégias fazem mais sentido para o atual momento econômico e comercial.

Para facilitar esse processo e trazer escalabilidade para a definição de futuras ações, podemos contar com a Inteligência de Mercado, aplicando as técnicas específicas em setores estratégicos da empresa.

 

O que é Inteligência de Mercado?

Conhecida também como Inteligência Competitiva, a Inteligência de Mercado é utilizada para estruturar um processo de coleta e análise de dados sobre o mercado. Basicamente, através da tecnologia, é possível mapear informações relevantes e, a partir delas, tomar decisões mais fundamentadas.

Ao entender a situação do mercado e analisar a concorrência, fica mais fácil aumentar a competitividade e planejar ações focadas no crescimento da sua empresa. Monitorar o mercado, ficar de olho em novas possibilidades, analisar profundamente o resultado das ações da concorrência e entender o que pode impactar a performance e o desenvolvimento do seu negócio são alguns exemplos de como utilizar a Inteligência de Mercado de maneira estratégica.

 

Qual a importância da Inteligência de Mercado?

Independente do segmento no qual a sua empresa atua, informações qualificadas em primeira mão e uma análise de dados eficaz auxiliam em alguns processos essenciais, como:

 

  1. Agilidade nas ações

Obtendo dados confiáveis em tempo real, é possível prever algumas movimentações do mercado e entender de qual forma elas impactam o seu posicionamento. Dessa forma, você não é pego de surpresa quando um concorrente lançar um novo produto ou expandir as operações para outro país. Por isso, a análise e monitoramento precisam fazer parte da rotina do seu time, possibilitando a elaboração de planos de ação e estratégias de forma rápida. Esteja sempre um passo à frente da concorrência.

 

  1. Identificar oportunidades

Com a Inteligência de Mercado, o processo de identificar oportunidades se torna mais acessível. Ao invés de gastar tempo e energia ao sugerir novos caminhos sem validação do mercado, você pode mapear algumas questões simples, como:

  • O que pode impulsionar o crescimento da sua empresa?
  • Quais são os diferenciais competitivos da concorrência?
  • Qual produto/serviço pode revolucionar o Comércio Exterior?

A partir da elaboração de algumas questões e da análise assertiva de dados, é possível gerar insights e pensar em novas oportunidades.

 

  1. Se destacar no mercado

A Inteligência de Mercado permite o acompanhamento do seu público-alvo. Conhecendo o perfil, entendendo as dores do segmento e a melhor forma de abordagem, você pode proporcionar uma experiência personalizada para o seu cliente, propondo soluções e oferecendo produtos ou serviços que se destaquem dos demais.

 

Invista na automatização para obter dados confiáveis

Não é preciso ser um especialista em Inteligência de Mercado para começar a aplicar alguns fundamentos na sua empresa — todavia, é necessário contar com uma fonte confiável e atualizada de dados.

Para coletar e analisar informações de forma estratégica, a maioria das empresas utiliza ferramentas digitais e softwares de inteligência de dados, que possui soluções para agentes de carga, importadores, exportadores, despachantes aduaneiros e vários outros segmentos do Comércio Exterior.

 

  1. Saiba filtrar as informações

É essencial entender quais dados são valiosos para compor a sua Inteligência de Mercado. Ao extrair os dados, saiba filtrar por relevância e quais fazem mais sentido para sua tomada de decisão. Esse processo facilita a análise e compreensão das informações e o tratamento correto dos dados.

 

  1. Crie uma cultura de dados

Incentivar a sua equipe a tomar decisões baseadas em dados consolidados pode demandar algum esforço, mas vale a mudança de mindset.

Criar uma cultura de dados é um passo importante para se destacar no mercado, considerando que as ações tomadas serão mais fundamentadas e menos arriscadas.

 

  1. Seja expert na sua área de atuação

Entender o cenário do mercado, quais são as demandas e o nicho onde sua empresa está inserida é uma parte fundamental do processo de Inteligência de Mercado.

Dessa forma, será mais fácil estabelecer quais informações são relevantes e como tratá-las de maneira correta.

Quer saber como a Inteligência de Mercado pode ser protagonista no Comércio Exterior e alavancar os seus negócios? Conheça as soluções da Connect Cargo Latam.

 

Sobre Alexandre Fajardo

Empresário, bacharel em Direito, Administração de Empresas e Marketing, com diversos cursos no Brasil e no exterior, todos relacionados à Logística Internacional. Alexandre Fajardo iniciou sua carreira no ano de 1987 na cidade de Santos como office boy. Hoje, possui escritórios próprios no Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Colômbia e Peru, expandindo para outros países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *